OS DADOS CONTINUAM CRESCENDO

O volume dos dados digitais no mundo inteiro está crescendo rapidamente, conforme revelado pelo estudo anual Digital Universe da IDC. De 2005 a 2020, o universo digital crescerá em uma proporção de 300 vezes, de 130 exabytes para 40.000 exabytes, ou 40 trilhões de gigabytes (mais de 5.200 gigabytes para cada homem, mulher e criança em 2020). De hoje até 2020, o universo digital vai dobrar a cada dois anos.

A maior parte da informação no universo digital, 68% em 2012, é criada e consumida por consumidores que assistem TV digital, interagem nas mídias sociais, enviam imagens e vídeos de câmeras de telefone entre dispositivos e pela internet e assim por diante.

O BIG DATA CHEGOU

Ainda que o big data seja descrito por seu volume, sua variedade e sua velocidade, a característica melhor mensurada do "big data" hoje é seu volume — terabytes, petabytes ou mais e bilhões de arquivos. O volume cada vez maior de big data nas empresas exige novas soluções para armazenamento de dados que possam se expandir até petabytes sem afetar de modo significativo o desempenho e o gerenciamento.

O big data apresenta uma grande oportunidade para as empresas obterem novas percepções de fontes de informação estruturadas ou não. Dados sendo gerados no que chamamos de "a Internet das coisas", que consiste em sensores, câmeras de vigilância, medidores inteligentes, dispositivos e aparelhos médicos, estão se tornando uma grande fonte de "big data". Além disso, as informações não corporativas como vídeos e mídias sociais contêm fontes de dados que podem oferecer novas percepções. Junto, todo esse big data pode ajudar as empresas a entender melhor o comportamento do cliente, otimizar operações, gerenciar riscos e possibilitar a inovação.

VÍDEO: Grandes ideias: quão grande é o big data?

Patricia Florissi, vice-presidente e CTO de vendas globais da EMC, explica o que define o big data.

VALOR DE SEU CRESCENTE VOLUME DE DADOS

Ainda que a porção do universo digital com possível valor para análise lógica esteja crescendo, apenas uma fração minúscula desse território foi explorada. A IDC estima que até 2020, 33% do universo digital conterá informações que poderão ser valiosas se analisadas em vez dos 25% de hoje. Esse valor pouco utilizado poderia ser encontrado em padrões de uso de mídia social, correlações de dados científicos de diferentes estudos, informações médicas cruzadas com dados sociológicos, rostos em filmagens de segurança e assim por diante.

No entanto, mesmo com uma estimativa generosa, o volume de informações no universo digital "etiquetado" é de apenas 3% do universo digital em 2012, e o volume analisado é de 0,5% do universo digital. Aqui está a promessa da tecnologia de "big data" — a extração de valor dos grandes pools de dados pouco utilizados no universo digital.

25% dos dados armazenados hoje poderiam gerar novo retorno comercial se analisados

OBTENDO O MÁXIMO DE SEUS DADOS

Os crescentes volumes de dados de hoje residem em vários repositórios, incluindo servidores de arquivos, diretórios de usuários e data warehouses. A maioria das organizações já tem data warehouses corporativos tradicionais que comportam os requisitos de geração de relatórios e Business Intelligence. O crescimento rápido de dados significou adicionar mais dados para fins de análise lógica a esses sistemas resultando na redução do tempo de consultas e processamento que podiam levar horas para gerar resultados.

Para obter o máximo de seus repositórios e data warehouses, são necessários sistemas de armazenamento de scale-up e scale-out. Eles oferecem desempenho, dimensionamento e capacidade de gerenciamento possibilitando a otimização de seus repositórios baseados em arquivos bem como os data warehouses tradicionais e de análise lógica de big data.

VÍDEO: O big data transforma os negócios

Qual é a importância do big data? Descubra uma abordagem prática ao big data que possibilita a você transformar seus negócios e superar os concorrentes.

Aplicativo na Web: Big Data Explorer da EMC

Explore o universo de big data: inicie sua missão com o aplicativo da Web Big Data Explorer da EMC

Inicie o aplicativo da Web »